Ninho das Águias

CNA

Foto: Prida Sander

O Ninho das Águias possui uma rampa de voo livre e está localizado a Noroeste do Município de Nova Petrópolis, permitindo uma vista panorâmica de 270º graus na região e do Vale do Rio Caí. O Ninho das Águias fica a 4 km da cidade e a 684 metros de altitude, sendo seu acesso pela BR 116, na altura do km 181.
A incidência de vento norte/nordeste é mais frequente no mês de março até o final de outubro, sendo este o melhor período para a prática de voo livre. O Vale do Caí é protegido por morros e suas superfícies aradas são excelentes pontos de desprendimento de correntes ascendentes. Nesta época os voos chegam a alcançar 3.000 m de altitude. O pouso é feito na propriedade de Normélio Schneider, área boa para que qualquer piloto possa fazer o pouso com segurança, independente do nível de domínio das técnicas do praticante.

As primeiras experiências na prática do voo livre em Nova Petrópolis, aconteceram em 1987 e logo surgiu a ideia de formar um Clube de Voo Livre. A Prefeitura Municipal apoiou a iniciativa com abertura de uma estrada, para facilitar o acesso dos praticantes e visitantes interessados em prestigiar o esporte.
Em junho de 1988, foi encaminhado um projeto de lei nº 07/88, pelo então Prefeito Municipal Siegfried Dreschler à Câmara Municipal de Vereadores, propondo a compra da área de terras de sete hectares de propriedade de Ito Walmiro Bischoff, localizados na Fazenda Pirajá, para a implantação de uma rampa de voo livre e incrementar o turismo em Nova Petrópolis. A lei foi aprovada e a aquisição feita em seguida.
No mesmo ano, em novembro, foi encaminhado outro projeto, desta vez para denominar a estação de Voo Livre de Nova Petrópolis e instituir seu brasão e a bandeira. A denominação dada foi Estação de Voo Livre “Adlerhorst” ou seja, Ninho das Águias. Em 15 de fevereiro de 1989 foi inaugurado oficialmente o Ninho das Águias, numa das etapas do Campeonato Gaúcho de Voo Livre. O Clube Ninho das Águias tem atualmente 70 sócios praticantes nas modalidades asa delta e parapente e sempre teve entre os associados grandes expoentes do voo livre nacional.

Altitude: 720 metros
Desnível: 590 metros
Decolagens: S|NE|N|NW|W
WayPoint: S 29°217.30″ W 051° 952.86″
Estrutura na Rampa N: Quiosque com churrasqueira, banheiros, internet rápida wireless, estação meteorológica

Acesso:
Rampas N/W:
BR 116, sentido Caxias do Sul à Nova Petrópolis. 12 km, sendo 5km em estrada de chão batido em excelentes condições.
Rampa S: BR 116, sentido Caxias do Sul. 10 km, sendo 2km de asfalto. Estrada em ótimas condições

Decolagem:
Norte e Oeste: 1.500 m² de rampas gramadas. Duas rampas de concreto para asa, com banheiros, quiosque do clube e bar.
Sul: 800 m² de rampa gramada e rampa de madeira para asa.

Pouso:
Abaixo da decolagem, no campo do Clube Ninho das Águias. São 14 km de estrada para o resgate, vento preferencialmente do quadrante N. É possível pousar de E ou W. Por ser um pouso dentro de vale, o vento mais forte gera turbulência. Recomenda-se uma aproximação padrão para qualquer vento, mudando a trajetória apenas no fim do pouso.

Melhor Época:
De março à novembro.

Prós:Excelente acesso e boa estrutura de decolagem e pouso.
Possibilita excelente desempenho técnico e boas distâncias.

Contras: Condições de vôo variáveis de um dia para o outro em função do clima do RS

Informações Gerais:
Ótima infra-estrutura hoteleira e turística na região

Parceria:
O Clube Ninho das Águias oferece internet rápida wireless em toda a área da rampa com sinal aberto aos visitantes. Além da comodidade para turistas e visitantes, a parceria permite o acesso permanente à estação meteorológica localizada na rampa.

Fonte: site do CNA, Facebook